A pedra rubi

A pedra rubi

A pedra de rubi pode ser encontrada em diversos lugares pelo mundo, porém sua incidência é de fato, rara.

Justamente por esses motivos, suas pedras podem atingir altos valores, e normalmente eles são usados nas confecções de joias.

A palavra rubi, vem do latim ‘’ruber’’ que significa vermelho, os tons da pedra podem variar, do vermelho à cor de rosa.

As gemas de rubi são valorizadas conforme o tom da cor, tamanho, claridade e também o corte. E uma curiosidade é que todos os rubis naturais possuem algumas imperfeições.

Ao contrário dos rubis artificiais, que não possuem imperfeições, e são produzidas em laboratório.

A composição da pedra rubi é o óxido de alumínio, e essa pedra está entre as mais desejadas e populares das joalherias.

Lendas sobre a pedra rubi

Você conhece alguma renda, sobre a pedra rubi?

    • A primeira é sobre um grande imperador Mogol ofereceu ao rei do Ceilão uma cidade inteira em troca de um enorme rubi para sua coleção, na antiga Birmânia os monarcas também eram conhecidos como “reis de rubis”, Pois eles tinham grande riqueza mineral naquela região.
    • Em uma lenda indiana, uma poderosa rainha ostentava um enorme diamante que se transformou em rubi. A gema foi manchada pelo sangue da monarca assassinada por um apaixonado membro da corte. Lendas que até hoje são conhecidas e recontadas por colecionadores dessas preciosidades.
    • O que a história confirma é que rubis começaram a ser minerados em quinhentos anos antes de cristo no Sri Lanka, ferramentas anteriores a esse período também foram encontradas em Mianmar, o que sugere que os rubis já eram conhecidos da humanidade desde antes mesmo da invenção da escrita
      • Os rubis são citados cerca de quatro vezes na Bíblia, em trechos que comparam sua beleza aos valores cristãos, como o provérbio que diz que a mulher virtuosa é tão rara quando os mais finos rubis.
    • Na crença hindu oferecer gemas raras de rubis à divindade Krishna é uma garantia do retorno numa próxima vida como um ‘’grande imperador’’.

Curiosidades míticas sobre o rubi

Como podemos ver, a pedra rubi é cheia de mistérios, e a sua cor avermelhada encanta qualquer olhar.

Desde as antiguidades, o rubi está presente no misticismo, dizem que ele possui uma chama interna que lhe garante um caráter sagrado.

Outro fato interessante, é que para potencializar o seu poder, deve ser usado do lado esquerdo do corpo.

Ele também traz sonhos positivos, e ajuda a dar entusiasmo e coragem.

Está relacionado com os signos de escorpião e capricórnio, é a pedra da energia criativa, indicando vitalidade, confiança, motivação, prosperidade e liderança.

Variedades dos rubis

O rubi estrela, é muito raro de ser encontrado na natureza, porém em Madagascar tem ricas jazidas dele, para que o rubi seja considerado estrela, precisa ter o efeito ótico com seis pontas, porém até doze raios já foram encontrados.

Existem também o rubi de Malaui, que provém das jazidas mais antigas do continente africano.

Além do Rubi da Tanzânia, conhecida pela sua transparência e um vermelho maravilhoso, que varia entre a cor roxa também.

Existem vários tipos de rubis, cada um mais lindo que o outro, e eles ficam lindos em todas peças, sejam elas brincos, colares, anéis. É uma pedra bem chamativa.

Escolha um presente para você mesmo, ou presenteie alguém com a pedra rubi, é uma ótima escolha na certa, confira no site algumas peças.

Sobre tres

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *