As joias de prata

As joias de prata

A prata é um metal extremamente conhecido e usado no mundo inteiro, os historiadores datam seu uso, em até três mil anos antes de cristo.

Durante muito tempo, esse elemento junto do ouro era significado de muita riqueza nos tempos antigos citado na bíblia por exemplo, que quando alguém era rico tinha muito ouro e prata.

Um ponto interessante, é que já teve uma época em que a prata era mais valiosa do que o ouro, por volta de mil setecentos e oitenta antes de cristo, que se deu esse fato, ocorrendo a sua desvalorização quando começou ser encontrada em grande quantidade.

A prata é encontrada em todo mundo, e ela pode ser encontrada de três maneiras:

    • Natural: A prata pode ser encontrada em sua forma pura ou associada a outros materiais na natureza, existem mais de 60 minérios diferentes que apresentam prata em sua composição.
    • Industrial: É obtida a partir do processamento de materiais como o chumbo, o cobre e o zinco.
    • Sintética: é obtida a partir de reações químicas com sais que apresentam prata em sua constituição. Como o nitrato de prata que ao reagir com o cobre origina um sal e prata metálica pura.

A maior parte dos minérios ou rochas que contêm prata também possuem os metais chumbo, cobre ou zinco, ou uma combinação dos três. Assim muita prata é obtida durante o processo de extração dos outros metais.

Como limpar as joias de prata

Acontece muito de guardarmos as nossas lindas joias de prata, e então quando decidimos usa-las, estão escurecidas ou sem brilho.

Esse fato é muito comum, e acontece por conta da oxidação dos metais, que pode piorar tendo contato com agentes químicos, ou exposição a luz.

Mas para higienizar joias de prata também é bem simples podendo deixar elas novinhas e brilhantes novamente.

A primeira dica é usar o sabão de coco, e água quente.

Aqueça a água com o sabão de coco, mas sem deixar ferver, coloque as peças lá dentro por cerca de quinze minutos, depois tire e lave em água corrente até que saia todo sabão.

Outra dica que funciona bastante é usar o bicarbonato de sódio da seguinte maneira: Encha um recipiente de um litro com água e adicione três colheres de sopa de sal, e três colheres de sopa de bicarbonato de sódio, no mesmo recipiente coloque um pedaço de papel alumínio junto com as joias de prata e deixe por alguns minutos, depois é só lavar.

A prata e a saúde

Que a prata é linda, aposto que todos sabiam, mas que ela faz bem para a saúde, confesso que é novidade!

A prata é conhecida por ter propriedades antibacterianas, na Grécia antiga, Hipócrates descobriu que ela tem efeitos iguais ou melhores do que um antibiótico.

Ela ajuda também na artrite, um estudo publicado há alguns anos atrás na Universidade de Southampton, nos Estados Unidos revelou que ao usar um anel de prata por exemplo, ajuda a reduzir os sintomas de dores de quem sofre de artrite reumatoide.

A prata ajuda também a reduzir sintomas como enjoos e náuseas.

Antigamente também se guardavam a água e o vinagre em baldes de prata, pois assim evitaria que eles ficassem contaminados.

Mais um motivo para você incluir as joias de prata na sua lista de compra! Além de lindas e estilosas possuem algumas propriedades benéficas a saúde. Confira.

Sobre tres

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *